sexta-feira, setembro 15, 2006

Tripas à moda do Algarve?!?!

Atestado de verdadeiro espírito de vacanças, meti as malas na bagageira do carro, atravessei a Ponte 25 de Abril, cruzei o Alentejo e cheguei... ao Porto.
Não faço ideia, é a resposta ao fiel (uns mais que outros) leitor.
Chegado à habitual residência estival, o que encontrei foi algo de verdadeiramente funesto: as terras de Afonso III haviam sido conquistadas por essa estirpe nortenha designada por tripeiros.
O espectáculo era colossal. Pandilhas infindáveis de morcões entrincheirados ocupavam todo o campo visual e auditivo daqueles a quem, como eu, lhes ocorreu que ir de férias até era boa ideia.
Não me interpretem mal, não tenho nada contra os tripeiros (aquele abraço Tura!) mas também não tenho muito a favor. Numa última análise, constato a dolorosa evidência de, como em todos os povos, haver gajos porreiros e haver todos os outros - também lá por cima há tripeiros e tripeiros. A linhagem a que me refiro pode ser caracterizada como «da Sé», ou para os leitores lisboetas, o equivalente à Mouraria. Não seriam certamente más pessoas, evidentemente, mas o nível decibélico patente nas suas comunicações consumia qualquer interesse que alguma vez pudesse germinar no meu espírito em comprová-lo. Primeiro - eram muitos, segundo - eram demasiado ruidosos, terceiro - os seus hábitos de higiene pessoal deixavam bastante a desejar, quarto - o vernáculo practicado era de meter medo ao susto. Também o mais novo destes exemplares, o pequeno Gonçalo, assim considerou, numa evidência patente nas suas incontáveis tentativas de fuga, que imediatamente eram denunciadas por uma massiva sirene humana. O que afinal não é de estranhar, ao fim ao cabo também Afonso Henriques preferiu vir conquistar Lisboa aos Mouros a ver se também conseguia ter algum sossego! Na mesma linha, também nunca nos livros de História constou a intenção muçulmana de conquistar as terras da foz do Douro. Pois que alguma coisa já esta boa gente devia saber!

Bâijos & Abraços!
X.

1 comentário:

Xuggo disse...

Não digo o contrário, aliás fiz questão de afirmar exactamente isso. Mas a bem da verdade, se eu quisesse aturar a linhagem da Mouraria, tinha ido passar férias à Mouraria!
:)
B&A